domingo, 19 de novembro de 2023

Ações da Agrodefesa garantem qualidade da produção de citros no estado

 Ações da Agrodefesa garantem qualidade da produção de citros no estado.

Desde outubro, mais de 50 técnicos monitoram propriedades rurais e viveiros de mudas para prevenção de pragas e doenças.

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), realiza ações de prevenção de pragas e doenças como Cancro Cítrico e HLB/Greening com o objetivo de assegurar a sanidade vegetal da produção e qualidade do fruto cítrico (laranja, tangerina e limão) no estado. Até dezembro, 58 fiscais estaduais agropecuários vão percorrer 66 propriedades rurais comerciais e sete viveiros de mudas de citros nas principais regiões produtoras para realizar levantamento fitossanitário e levar orientações a produtores. O monitoramento teve início em outubro e ocorrerá em 43 municípios goianos. 

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), Goiás ocupa a 8ª posição em produção de citros no país, tendo produzido 192.052 toneladas no ano de 2022. O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, afirma que o levantamento fitossanitário é importante para assegurar a qualidade da produção. “É uma ação que envolve a participação de produtores e proprietários de viveiros, que são nossos parceiros e entendem a relevância de evitar que pragas e doenças acometam e se proliferem nas áreas de citros, podendo causar prejuízos econômicos para toda uma cadeia produtiva”.


A gerente de Sanidade Vegetal da Agrodefesa, Daniela Rézio, alerta para a importância da aquisição de mudas oriundas de viveiros devidamente registrados no Ministério da Agricultura e fiscalizados pela Agrodefesa para evitar a disseminação de pragas. “Aqueles produtores que tiverem interesse em adquirir mudas de outras unidades da federação devem estar cadastrados no Sistema de Defesa Agropecuário de Goiás (Sidago) no site da Agrodefesa (www.agrodefesa.go.gov.br), e preencher o formulário eletrônico ‘Autorização para Aquisição de Mudas’”, acrescenta.


Ao término do levantamento, será elaborado relatório técnico com os dados consolidados para auditoria e parecer do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Mediante resultados obtidos, será publicado o status fitossanitário da praga em Goiás, favorecendo assim a rastreabilidade e qualidade dos frutos comercializados dentro e fora do estado. 


*Atenção às pragas e doenças*

O Cancro Cítrico é considerado uma das doenças bacterianas mais prejudiciais à cultura dos citros, devido ao alto potencial de disseminação e difícil controle, podendo ocasionar a necessidade da erradicação total do pomar. A coordenadora do programa de Citros da Agrodefesa, Mariza da Silva Mendanha, explica que Goiás detectou a doença pela primeira vez em 2018 e desde então medidas fitossanitárias são adotadas, sistematicamente, para a erradicação da doença. “É importante que o produtor fique atento porque os sintomas podem aparecer em galhos, folhas e nos frutos com pústulas em alto relevo, causando queda das frutas e inviabilizado o comércio”. 


Já o HLB/Greening é considerado a pior praga mundial em citros. Em Goiás, não há registro de sua ocorrência, mas já foi identificada em São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, o que faz com que seu monitoramento seja incluindo no levantamento fitossanitário goiano. Caso seja constatada ocorrência, a única forma de erradicá-la é eliminando todas as plantas do pomar. No estado de Goiás, é realizado armadilhamento e monitoramento o ano todo em seis pontos estratégicos de riscos, localizados em cinco municípios, e em divisa com outros estados.


_Fotos: Agrodefesa_


*Legenda:* Goiás ocupa a 8ª posição em produção de citros no país


*Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Governo de Goiás*

quinta-feira, 16 de novembro de 2023

Comércio goiano cresce em setembro, aponta IBGE

Comércio goiano cresce em setembro, aponta IBGE.

Resultado de 3,9% é superior à média nacional para o período; alta é puxada por vendas em hipermercados e supermercados.


O setor de comércio varejista goiano cresceu 3,9% em setembro deste ano na comparação com o mesmo mês de 2022. O resultado foi superior à média nacional, que ficou em 3,3% no período. Goiás obteve o oitavo melhor resultado entre os estados brasileiros, conforme os dados levantados pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), a partir de pesquisas do IBGE.


A alta foi puxada pelas vendas em hipermercados e supermercados (12,9%); produtos alimentícios, bebidas e fumo (11%); móveis (10,7%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (11%); e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (4,4%). O ranking, segundo especialistas do instituto, revela a prioridade dada pelos consumidores à compra de itens básicos, como alimentos, em detrimento de outras mercadorias consideradas não essenciais. 


Já do ponto de vista da economia, o bom desempenho do comércio se soma a outros resultados positivos. “Goiás também registrou 31 meses consecutivos de crescimento na atividade econômica e PIB superior ao nacional, em 2022. Somos o estado que mais cresce no Brasil”, avalia o governador Ronaldo Caiado. O titular da Secretaria-Geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, lembra por que o segmento é considerado fundamental: “gera emprego e renda para milhares de famílias”, diz. 


Na variação acumulada no ano, em relação ao mesmo período do ano passado, o avanço do comércio em Goiás foi de 0,6%; seguido por 0,2% de aumento na variação acumulada em 12 meses. Frente ao mês anterior, o varejo goiano cresceu 1,5%, com ajuste sazonal.


*Sobre a pesquisa*

A Pesquisa Mensal de Comércio produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista.


_Foto: Freepik_


*Legenda:* Supermercados puxam alta nas venda do comércio varejista em Goiás: segmento é grande gerador de empregos


*Secretaria-Geral de Governo - Governo de Goiás*

quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Comitiva goiana conhece “cidade do futuro” na China

 *Comitiva goiana conhece “cidade do futuro” na China*



Governador Ronaldo Caiado e auxiliares estiveram em Xiong'an, metrópole que está sendo construída do zero, com características hiper modernas e ecologicamente corretas.


A cidade de Xiong'an foi o destino da comitiva goiana liderada pelo governador Ronaldo Caiado neste sábado (11/11), na China. O grupo aceitou convite para uma cerimônia de boas-vindas oferecida pelo governo da província de Hebei, onde está localizada a metrópole, em retribuição a uma visita realizada pelos chineses a Goiás, no mês passado. As conversas devem continuar nos próximos dias, com objetivo de firmar parcerias com universidades e empresas locais.


Caiado foi recebido pela vice-governadora de Hebei, Jin Hui, com quem trocou presentes, e entregou um caderno especialmente desenvolvido para apresentar as potencialidades do estado. “Gostaríamos muito de avançar nos nossos convênios e parcerias na área da educação, pesquisa, inovação, tecnologia e inteligência artificial e dar oportunidade aos jovens goianos de passar um período aqui se dedicando a esse ambiente tão desafiador”, disse o chefe do Executivo.


A resposta foi positiva. Em discurso, Jin Hui enfatizou que o desenvolvimento e a cooperação em benefício mútuo estão no foco de Hebei e que devem ganhar novo ritmo a partir de agora, com  relações mais estreitas. “Queremos aprofundar a cooperação com os domínios de planejamento urbano, construção de infraestrutura e tecnologia da informação. Será uma parceria estratégica”, afirmou ela, lembrando que os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da China, Xi Jinping,  também possuem bom relacionamento.


*Cidade do futuro*

Xiong'an foi planejada para desafogar a capital Pequim, absorvendo parte de sua população e de seus serviços. Projetada por mais de 200 equipes e de 3,5 mil especialistas chineses e do exterior, teve a construção iniciada em 2017 e só deve ficar totalmente pronta em 2035. Serão investidos por volta de 700 bilhões de yuans (cerca de R$ 470 bilhões)  para executar as obras, que devem ser guiadas por internet das coisas e promover o desenvolvimento verde. 


_Fotos: Júnior Guimarães_


*Legenda:* Inspiração: governador Ronaldo Caiado conhece metrópole chinesa que está sendo construída com ciência e tecnologia avançadas


*Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás*

"HORA DA NOTÍCIA" O JORNAL QUE VAI AO AR TODAS AS TERÇAS FEIRAS DE MEIO DIA E MEIA ÀS 13HS PELA RÁDIO SERRA FM 87, 9 DE CORUMBÁ DE GOIÁS.

 "HORA DA NOTÍCIA" O JORNAL QUE VAI AO AR TODAS AS TERÇAS FEIRAS DE MEIO DIA E MEIA ÀS 13HS PELA RÁDIO SERRA FM 87, 9 DE CORUMBÁ DE GOIÁS

Na foto: Pr. Moisés Pereira apresentador do Jornal "Hora da Notícia".


O folhetim tem ido ao ar regularmente as terças feiras pela Rádio Serra FM 87,9 FM de Corumbá de Goiás, trazendo informações da cidade, acompanhando com seriedade os trabalhos do poder executivo e legislativo local, bem como os das polícias militar e civil na cidade e região.

Tendo início no início deste ano com a apresentação do Pr. Moisés Pereira e uma parceria com o grupo "Cora de Notícias" e o grupo "Brasil Central de informações", tem levado com transparência e seriedade a notícia em primeira mão.

A Rádio Serra FM de Corumbá de Goiás tem oferecido a décadas entretenimento, informação e boa música. Na direção geral de Luiz Antônio Bandeira, direção administrativa da Sra Maria Leal e na direção artística de Ubenai José, atualmente na frequência local 87,9 FM.

Você pode acompanhar a programação da Rádio Serra FM pelo site: www.radioserra.com.br


Setor de serviços em Goiás cresce 7,5% no mês de setembro.

 Setor de serviços em Goiás cresce 7,5% no mês de setembro.



Média goiana é mais que o dobro da nacional no período, diferença positiva é mantida no acumulado em 12 meses.


O setor de serviços em Goiás cresceu 7,5% no mês de setembro na variação acumulada no ano, superando a média brasileira que foi de 3,4% no mesmo período. O volume foi puxado pelas atividades de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (11,2%), seguido pelos serviços de informação e comunicação (11,2%). Os dados foram divulgados na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e confirmados pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB).


No acumulado em 12 meses, o estado também obteve aumento de 7,1%, enquanto o crescimento no país foi de 4,4%. No indicador inter anual, na comparação de setembro deste ano com setembro de 2022, o aumento foi de 3,9%, enquanto o Brasil apresentou resultado negativo (-1,2%).


"O setor de serviços em Goiás vem apresentando grandes avanços que estão sendo evidenciados nas pesquisas mensais do IBGE. A atual gestão segue empreendendo esforços para a manutenção e fomento do setor”, destaca o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.


O diretor-executivo do IMB, Erik Figueiredo, ressalta a importância do setor para a economia goiana. “Em específico, os serviços que correspondem a 62% do PIB goiano, cresceram 7,5% no ano de 2023. Com isso, seguimos a tendência de registrar um crescimento do PIB próximo a 6% no final desde ano. As projeções são muito positivas”, afirma Figueiredo.


*Sobre a PMS*

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),  produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no país, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação.


*Legenda:* Setor de serviços em Goiás registra crescimento de 7,5% no mês de setembro: alta foi puxadas pelas atividades de transportes 


*Secretaria-Geral de Governo - Governo de Goiás*