quinta-feira, 17 de outubro de 2019

BANDA 13 DE MAIO DE CORUMBÁ DE GOIÁS PODE ACABAR SE NADA FOR FEITO PARA A REATIVAÇÃO DE SUA ESCOLA DE MÚSICA.

A Corporação Musical 13 de maio de Corumbá de Goiás é a Banda Cívil em atividade mais antiga do Estado de Goiás. Surgiu no ano de 1890 quando um grupo de jovens de um determinado idealismo político da época, resolveu se juntar para formar uma banda, tendo esta sua primeira apresentação no dia 13 de maio daquele ano.

Desde então, esta entidade tem sido responsável pela formação de grandes músicos que aprenderam com qualidade as teorias musicais. Muitos, compositores ilustres ao longo destes séculos tem proporcionado um acervo musical respeitado em todo o Estado, suas composições em grande parte formam um tesouro cultural e histórico que orgulha a cidade de Corumbá de Goiás.

A Banda 13 de maio só está em atividade até os dias atuais porque sempre se preocupou com a formação de novos músicos. 

Contando com professores muito qualificados ano após ano veio se renovando e mantendo sua história viva. Para se ter uma ideia de sua importância, sempre é convidada para a abertura do Circuíto das Cavalhadas em Goiânia, onde a Agência Goiana de Turismo lança o calendário cultural do evento para todo o estado. Nas Cavalhadas de Palmeiras de Goiás a muitos anos é a Banda 13 de maio a presença ilustre que embala as corridas no campo das cavalhadas e anima o público nas alvoradas pelas ruas da cidade.

Em Corumbá de Goiás é de grande importância nas Cavalhadas locais, difícil imaginá-la sem a participação da Banda 13 de maio. Ela se apresenta em todos os eventos culturais, no entanto, não faz nenhum tipo de apresentação na atualidade, em eventos políticos partidários.

Atualmente o seu presidente é o senhor Cristiano Rodrigues Ferreira, e em entrevista exclusiva ao "Hora da Notícia", nos revelou as dificuldades que esta tem vivido e o risco de se acabar se não houver um apoio expressivo para com a sua causa. 
Segundo o presidente, a banda passa por um momento financeiro muito crítico com o corte no ano passado de alguns recursos estaduais que recebia do departamento de Cultura estadual e alguns outros subsídios que foram cortados. Sua sobrevivência financeira tem sido através de recursos doados por suas apresentações, inclusive nas cavalhadas de Corumbá de Goiás, mas as vezes acontece alguns atrasos no repasse o que causa preocupação em parte dos músicos.







Com isso a Escola da Banda 13 de maio que atendia em torno de 80 alunos, que recebiam o ensino de forma gratuita, teve que ser  fechada em janeiro de 2019 por falta de apoio financeiro. Sem condições de pagar o salário dos professores que a mantinha viva a única forma foi demiti-los. 
De acordo ainda com o presidente da entidade o Maestro Delígne Almeida de Oliveira Bragança está regendo a mesma de forma voluntária, por amor a cultura local, até que se resolva esta situação. 
Isto é muito preocupante, segundo o presidente, pois, "sem escola de formação de novos músicos a tendencia é Banda acabar um dia."
Se nada for feito, podemos estar assistindo o fim de um dos maiores tesouros que esta cidade possui. 

Em meio a esta situação crítica, foi criado o Projeto "AMIGOS DA BANDA 13 DE MAIO" , uma iniciativa do imperador das Cavalhadas de Corumbá de Goiás no ano de 2019 Ranys Abrantes, onde se busca apoio financeiro de pessoas físicas e do setor privado para manutenção e quem sabe até a reabertura da Escola de Música. É importante saber que a banda é uma entidade muito bem organizada e com toda sua documentação em dias e quem quiser ser parceiro pode ter certeza de que estará ajudando a manter parte da cultura de Goiás. 
Esperamos também que o poder público possa enxergar a importância desta Corporação e que os recursos para a manutenção da Escola da Banda sejam retomados para voltar a desenvolver esse projeto de formação de músicos que além de ser importante para a sua sobrevivência histórica, também ajuda a tirar crianças, adolescentes e jovens de outras ocupações que podem levar muitas vezes a caminhos errados. 
Precisamos nos unir para não deixar que a Escola de Música continue de portas fechadas, é muito importante que a sociedade corumbaense se una para cobrar antes que seja tarde de mais.

Meu apelo aos defensores do bem público: " VAMOS OLHAR COM CARINHO PARA A NOSSA JÓIA QUE TEMOS EM NOSSO MUNICÍPIO, S.O.S BANDA 13 DE MAIO."



Fotos do Acervo da Banda em seu site.


VEJA O VÍDEO DE APRESENTAÇÃO DA TRADICIONAL BANDA 13 DE MAIO DE CORUMBÁ DE GOIÁS


ENTRE EM CONTATO E AJUDE A MANTER VIVA ESSA TRADIÇÃO.

Pr. Moisés Pereira
17 de Outubro de 2019

3 comentários:

  1. Qual é o nome do prefeito que quer acabar com a banda de musica?,se todo município tivesse uma projeto musical Concerteza teriamos menos problemas sociais .

    ResponderExcluir
  2. Onde estão os políticos ligados à cultura?
    Falta de vergonha viu

    ResponderExcluir
  3. Onde estão os políticos que ganham rios de dinheiro

    ResponderExcluir