quarta-feira, 13 de maio de 2020

A MAIS ANTIGA BANDA MUSICAL DO ESTADO DE GOIÁS COMPLETA HOJE 130 ANOS

BANDA 13 DE MAIO DE CORUMBÁ DE GOIÁS COMPLETA 130 ANOS:

Fundada no dia 13 de maio de 1890 é a banda mais antiga em atividade no Estado de Goiás, na época era comum a formação de grupos musicais compostos por jovens idealistas que defendiam suas filosofias políticas e através de seus grupos musicais expressavam-se.
Atualmente não é mais permitida a participação da corporação musical em comícios ou qualquer manifestação político partidária, se tornou uma associação de utilidade pública que alegra as festividades cívicas, religiosas e culturais da cidade e também abrilhanta cidades do estado, Distrito federal e demais onde sempre são convidados.
É a jóia viva da cultura corumbaense , do estado de Goiás... e porque não, do Brasil? 
A alma que mantém através de suas melodias e composições a história  de uma gente muitas vezes ignorada por grande parte dos historiadores deste país. 
Composições e compositores que desde o século dezenove,  exalam cultura e encantam com sua arte, que não são venerados e colocados no rol de importância nacional como os sambistas cariocas, ou como apontados gigantes da música "popular" brasileira. Mas pergunte para o corumbaense raíz quem foi Francisco Bruno, maestro Zezinho, e muitos outros ilustres que com seus tesouros musicais se tornaram imortais em seus dobrados e melodias que fazem viajar nos pensamentos e emoções onde o tempo para e nos vemos como se este não existisse ou que se tornara único... Parece que ainda estão vivos quando ouvimos na madrugada seu encanto musical, figuras ilustres que não não mais pertencem a este mundo, como Saudoso João do Jó, Dirceu Curado, o tarolista Lúcio... e muitos outros que nos deixaram apenas fisicamente, mas aos sons e entonações revivem em nossa memória.
Fui considerado sensacionalista por no ano passado externar minha preocupação com a paralisação da Escola de música responsável por formar novos músicos e manter viva esta jóia.
Quero parabenizar a todos os integrantes e a todos os cidadãos que tem orgulho de sua cultura e vêem na banda 13 de maio um verdadeiro tesouro de sua cultura. Cento e trinta anos de existência, merece sim atenção e valorização de âmbito estadual e nacional. A corporação musical transcende os limites municipais e sua importância cultural tem que estar a nível de Brasil.
Meus sinceros agradecimentos a todos os seus componentes de hoje e de sempre. Obrigado por manterem vivas a alma de um povo com suas músicas. Parabéns Banda 13 de maio, a maior em cultura do estado de Goiás.

Pr. Moisés Pereira.

2 comentários:

  1. Parabéns, Moisés. Sempre valorizando o que é nosso e com muita seriedade e credibilidade em suas postagens. Na sua outra matéria sobre a Corporação musical 13 de Maio não acho de maneira alguma "sensacionalista". Apenas falou sobre a triste realidade da escola da banda estar fechada. E infelizmente ainda continua fechada!!!

    ResponderExcluir
  2. Orgulho do Corumbaense, cresci ao som dela, desde o meu bisavô Chicão, meu avô Antônio, o papai "Dedé de Assis" tio Apolônio, tio Quinzinho, tio Garibaldi,Tio Orcalino, meu padrinho Odir, primos e primas, a família Assis sempre está presente nela. Parabéns pelos 130 anos e pela linda celebração de ontem e com a apresentação da nossa Corporação Musical 13 de maio.

    ResponderExcluir