Governo de Goiás cria estratégias para levar conteúdo aos estudantes durante pandemia da Covid-19:
Aulas em TV aberta, de forma on-line, entrega de material impresso e portal de conteúdo são ferramentas para a aprendizagem em tempos de pandemia.
Para garantir que todos os alunos da rede pública estadual tenham acesso aos conteúdos didáticos elaborados neste período de aulas não presenciais, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, conta com um novo e importante recurso a partir desta semana. São as transmissões, ao vivo, de videoaulas pela TV Brasil Central (TBC) e pelas rádios Brasil Central (AM 1270) e RBC FM (90,1). As aulas são exibidas diariamente, de segunda a sexta-feira. Na parte da manhã, das 10 às 10h30, são trabalhados os conteúdos do Ensino Médio; e no período vespertino, das 15 às 15h30, do Ensino Fundamental.
A iniciativa faz parte do programa Seduc em Ação e busca ampliar as formas de acesso dos estudantes às aulas não presenciais, já que nem todos eles têm acesso à internet. Os conteúdos abordados nas aulas integram seis componentes curriculares: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Inglês e Ciências. Todo o material ainda pode ser visto e revisto pelos alunos no Youtube.
*Leque de possibilidades*
As primeiras aulas foram transmitidas na segunda-feira, 4, e um dos participantes foi o professor Pedro Ivo Jorge de Faria. Ele considera que a iniciativa amplia o leque de possibilidades para que os alunos tenham acesso aos materiais de estudo e também democratiza o conhecimento. “É uma ação extremamente representativa para a Seduc, dentro da proposta das aulas não presenciais. E isso nos permite construir novos caminhos para a educação”, destaca Pedro.
Coordenador da área de Ciências Humanas da BNCC do Ensino Médio, Pedro Ivo abordará em suas videoaulas conteúdos relacionados ao segundo bimestre do componente disciplinar de História para o Ensino Médio. Alunos do primeiro ano terão acesso ao material das Idades Antiga e Média. O segundo ano verá um pouco de História do Brasil e Idade Moderna; e do terceiro ano conhecerão mais sobre História Contemporânea mundial e brasileira. “Optei por enfocar esses temas porque eles costumam ser muito exigidos nas provas do Enem e, assim, ampliamos as chances de nossos alunos se saírem bem”, explica.
*Desafio aos educadores*
Fagner Brandão foi outro professor que também participou do programa de estreia das videoaulas. Ele frisa que a experiência tem sido um grande desafio, permitindo a ele ampliar as possibilidades da atuação como professor.
Fagner considera que o projeto de aulas a distância, ao vivo, é inovador e assertivo para esse momento tão específico que a sociedade vive. Para o projeto, ele prepara conteúdos com foco nos alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental. O professor frisa que todo o material está sendo elaborado com base no Documento Curricular de Goiás em alinhamento com a BNCC.
Ele também salienta a questão da democratização do acesso dos alunos aos conteúdos exibidos. “As aulas na TV e rádio podem alcançar todos os alunos, principalmente os que não possuem internet acessível.”
Mesma opinião tem a professora Flávia Osório da Silva, de Língua Portuguesa. Ela leciona no Colégio Estadual Deputado José de Assis e suas videoaulas na TBC são direcionadas ao Ensino Fundamental.
*Portal NetEscola*
Flávia acredita que o projeto vai ajudar muito os alunos de famílias que não têm acesso à internet ou onde esse acesso é limitado. “Apesar de o tempo das aulas ser curto, dá para ver muitos conteúdos e aprender bastante. A TV é um meio muito acessível, e os estudantes gostam muito”.
A professora faz um apelo aos gestores das escolas para que divulguem o projeto e estimulem os alunos a verem as aulas. Sugere também que, depois disso, os estudantes acessem o portal NetEscola, pelo site da Seduc Goiás, e façam as atividades propostas e encaminhem a seus professores para correção.
Outro que participou da primeira videoaula, ao vivo, foi o professor de Matemática Ujeverson Tavares. Para ele, a experiência foi fantástica. “Já participo do programa Goiás Bem no Enem, onde as videoaulas são gravadas. Mas ao vivo é bem diferente, porque são milhares de pessoas assistindo. Eu tento utilizar a didática dos 18 anos de experiência em sala de aula para tentar fazer com que o aluno aprenda por essa nova experiência”.
*Educação nos meios digitais*
O professor concorda que a exibição das aulas pela TV e emissoras de rádio AM e FM amplia a abrangência do projeto, alcançando um universo bem maior de alunos, em especial aqueles que moram nas comunidades da zona rural e em regiões de difícil acesso.
Na opinião de Ujeverson, essa iniciativa, somada a outras em andamento na rede estadual de ensino, trará um novo olhar para o ensino e a aprendizagem. “Estamos entrando de vez no século 21, com a inclusão dos meios digitais na educação. Só precisamos, agora, investir na formação de nossos professores para que possam continuar com esse movimento”, avalia.
Secretaria de Educação - Governo de Goiás
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